fbpx

Podemos definir que automação de processos industriais é feita com a utilização de ferramentas e métodos tecnológicos para automatizar atividades do dia a dia de uma indústria.
Uma empresa utiliza software (sistema) e hardware (equipamento) para dar suporte aos procedimentos operacionais e com isso gerar informações para tomadas de decisão, bem como automatizar processos operacionais…

Sem a automação dos processos, os mesmos têm que ser realizados manualmente, o que abre margem para erros e para a lentidão na execução dos processos.
Portanto, a automação vem para padronizar, automatizar, otimizar e agilizar as rotinas necessárias para a operação e gestão de um negócio.

Principais vantagens da automação dos processos industriais
Uma ferramenta de automação pode trazer vantagens para o negócio nos processos internos, controle de atividades e tarefas específicas e muito mais…

No entanto, outros benefícios podem ser citados são:

1. Redução de custos e desperdícios
O sistema ERP tem a função de controlar e gerenciar processos internos e fiscalizar possíveis erros. Sobretudo, a redução de custos é um impacto direto do uso dessa estratégia, porque a quantidade de retrabalho é reduzida. Ou seja, o tempo e a mão de obra são mais bem aproveitados.
>> Veja mais sobre redução de custos aqui

2. Automatização dos processos da engenharia, compras, produção e expedição.
Um desafio para a indústria é conseguir controlar bem o estoque, evitando ter muitos produtos armazenados, mas, ao mesmo tempo, suprindo as demandas dos clientes. Dessa forma o processo da logística funciona melhor porque controla a entrada e a saída de mercadorias, tendo um cenário real do que está estocado.
>> Veja mais sobre automação de processos aqui

2. Melhoria na logística
Um desafio para o indústria é conseguir controlar bem o estoque, evitando ter muitos produtos armazenados, mas, ao mesmo tempo, suprindo as demandas dos clientes. Dessa forma, que o processo da logística funciona melhor porque controla a entrada e a saída de mercadorias.
>> Veja conteúdos sobre prazos de entrega aqui

4. Controle sobre as vendas
Permite monitorar a lucratividade das vendas em tempo real, além de também apresentar o desempenho dos vendedores e as entradas e saídas de produtos. Assim, o gestor do negócio pode tomar decisões mais assertivas.
>> Veja como aumentar o seu volume de vendas?

5. Gestão do relacionamento com os clientes
Para aumentar as vendas e conquistar mais clientes, todo negócio precisa dar atenção ao consumidor, conquistando-o e fidelizando-o.

Essa tarefa fica mais fácil com a automação comercial porque o software apresentará os dados dos clientes e permitirá gerenciar e recompensar aqueles clientes que têm maior histórico de consumo e tomar outras ações no sentido de fidelizar o consumidor.

6. Controle sobre o faturamento
O controle dos processos internos implica, automaticamente, no conhecimento das entradas e saídas de recursos financeiros. Em outras palavras, a automação comercial permite ter mais controle sobre o faturamento e gera indicadores facilitando para que o gestor possa decidir quais estratégias adotar. Por exemplo, se o problema identificado estiver nos produtos vendidos, uma ideia é aumentar o mix ofertado ou até mesmo substituir algumas mercadorias por outras que atendam às necessidades dos clientes.

7. Impulso para as vendas
Para a indústria ter um resultado positivo nas vendas, o primeiro passo é conhecer o público-alvo, seus desejos e suas necessidades. Conhecendo essa informação, chega a hora de atender o cliente e identificar o que pode estar ocasionando a perda de vendas no seu negócio.

Conseguir analisar o mercado, poder trabalhar a margem de lucro dos seus produtos, poder gerar descontos para seus clientes segurando uma venda, gerando mais rapport e sinergia nas negociações.

8. A automação comercial promove agilidade no atendimento
Atualmente, os clientes desejam ser atendidos de forma personalizada e rápida. No caso do uso do sistema a empresa consegue oferecer os produtos que estejam de acordo com a necessidade deles de maneira mais ágil.

Ou seja, traz diversos benefícios a empresas de todos os portes, permitindo tomar decisões mais assertivas, devido aos dados acessíveis e à visão ampla do negócio proporcionada por essa ferramenta.

Deseja ampliar a visão do seu negócio?

Gostaria de ter mais assertividade na execução das tarefas dia a dia em sua indústria?

Que tal controlar melhor os estoques e a produção da sua indústria?