fbpx

Você se lembra da época em que todos os processos eram realizados manualmente nas indústrias? Do financeiro ao chão de fábrica, tudo demandava muito tempo para ser executado, além do alto investimento na contratação de colaboradores para exercer funções que hoje, são feitas de maneira totalmente automatizada.

Com o advento da internet e a evolução tecnológica, foram desenvolvidas diversas ferramentas com o objetivo de auxiliar na gestão dos processos nas empresas – como as planilhas e arquivos de texto – que, somente, mudaram o problema de lugar. Nesse período, todos os documentos eram salvos de maneira desordenada, dificultando o acesso às informações e, novamente, diminuindo a produtividade e aumentando o tempo para a execução das atividades.

Contudo, hoje essa realidade é bem diferente. Com a chegada da Indústria 4.0 e as inúmeras inovações tecnológicas provenientes dela – por exemplo, a internet das coisas (IoT) – está sendo mais fácil controlar e até mesmo aumentar o desempenho global de todas as operações realizadas dentro das fábricas, através da otimização de tarefas, proporcionando mais agilidade e integrando todos os processos.

Ainda não estou inserido na indústria 4.0, e agora?
Usufruir das tecnologias oriundas da Quarta Revolução Industrial, como as utilizadas por médias e grandes empresas, ainda é uma realidade um pouco distante para empresas que estão em período de transição, ou tampouco começaram a se adaptar a essa nova Era. No entanto, há uma alternativa que resolve diversos problemas dentro da sua indústria, e ainda auxilia na gestão de processos e na automação da produção: a aquisição de um software de gestão.

Com o uso de um sistema de gestão, é possível ter acesso a inúmeras informações em poucos segundos, monitorar dados em tempo real por meio de qualquer dispositivo móvel, obter relatórios completos de todas as atividades realizadas na empresa, padronizar todas as operações e, ainda, ter a possibilidade de programar tarefas que serão executadas automaticamente. Ou seja, essa ferramenta permite automatizar grande parte dos processos, integrando todos os departamentos, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e contribuindo para uma gestão mais segura e assertiva.

Veja abaixo os principais benefícios da gestão de processos que contribuem para a automatização das operações na indústria:

Otimização do tempo – processos mais automatizados
Monitoramento dos resultados em tempo real
Aumento da produtividade – identifica rapidamente problemas de ineficiência e reduz desperdícios
Comunicação mais ágil – cada departamento pode lançar os dados no sistema e a informação fica disponível de maneira global, em um sistema único e integrado
Melhor qualidade de vida para os colaboradores – elimina funções repetitivas e altamente exaustivas
Integração de todos os setores da indústria
Redução de custos
Controle de prazos e entregas – permite a rastreabilidade dos processos
Equipe alinhada com tudo o que está acontecendo na empresa
A sua indústria vai ficar de fora dessa transformação? Esse é o momento de inovar em seus processos, por meio das diversas tecnologias disponíveis. Esteja à frente do mercado e usufrua das vantagens que a automação pode trazer para o dia a dia da sua empresa.

Fonte: Editorial IT Forum 365