Pequenos detalhes podem fazer grande diferença no sucesso de seu negócio on-line. A correta gestão de prazos de entrega é uma dessas demarcações distintivas. Afinal, todo consumidor que compra em um e-commerce espera ansiosamente por seus produtos.

Cuidar para que seus clientes recebam suas aquisições dentro do prazo é algo fundamental. Além do respeito com seu consumidor, isso também é uma grande oportunidade de fidelizar cada cliente bem atendido. Quer saber mais sobre a importância da correta gestão de prazos de entrega? Confira abaixo as vantagens de dar especial atenção a isso.

Evite problemas financeiros e a perda de clientes

Uma má gestão de prazos de entrega poderá levar seus negócios a sérios problemas, desde financeiros até mesmo ter que lidar com a evasão de clientes.

Os contratempos começam quando a empresa escolhe uma transportadora transportadoras sem um compromisso firme ou os processos para honrar os níveis de serviço acordado. Sem falar que isso poderá trazer custos elevados. Muitas transportadoras também já levam em consideração, na hora de definir os prazos, possíveis riscos que podem atrapalhar a entrega dos produtos.

Se um cliente comprar um produto em seu e-commerce, e a entrega não for feita dentro do termo estipulado, corre-se o risco de insatisfação do cliente — o que pode não apenas levar a perdê-lo, mas também de ter uma reclamação em seu SAC, e pior: em algum site específico para queixas e protestos on-line. Com isso, há o perigo de atrapalhar a relação com os potenciais futuros clientes, já que a consulta pela reputação de uma loja em sites desta natureza é algo cada vez mais habitual

Portanto, é muito importante ter cuidado com sua logística e utilizar ferramentas capazes de otimizar a gestão de prazos de entrega.

Use tecnologias disponíveis para a gestão de prazos de entrega

As inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nas rotinas das pessoas — e por que não utilizá-las em seus negócios com o objetivo de aperfeiçoar a gestão?

Sabemos que o consumidor brasileiro está se sofisticando. Assim, ele exige cada vez mais opções de entrega, seja para pagar por um frete mais barato ou para reduzir o tempo de entrega. Através de softwares próprios, você pode controlar os processos logísticos na gestão de prazos, otimizando as opções de entrega para cada envio.

Além disso, por meio de sistemas automatizados, é possível também que o consumidor avalie as opções de frete em tempo real e tome a decisão de custo x prazo que melhor se adequa às suas necessidades.

Diminua os custos com SAC

Os canais de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) são muito acessados por consumidores  a fim de registrarem reclamações e tirar dúvidas — como, por exemplo, ao se procurar saber o eventual motivo para o atraso no envio do pedido ou a expectativa de entrega do mesmo.

Se os prazos forem rigidamente cumpridos, aquele número de reclamações sobre atrasos nas remessas obviamente diminuirá de forma considerável. Deve-se levar em conta o endereço correto do destinatário e, principalmente, o tempo que a transportadora leva para entregar o produto nos locais de destino, incluindo casos considerados como “difícil acesso” (classificação que pode variar entre Correios e transportadoras), como as localidades novas ou zonas de restrição.

Porém, mesmo dentro do prazo, a simples falta de informações sobre o processo de entrega de uma encomenda é causa para um contato, e assim, custo. Portanto, preocupe-se em notificar consumidores do status de suas entregas, “pecando” pelo excesso.

A entrega continua sendo o principal fator de ansiedade na compra pelo e-commerce, e os avisos de despacho, passos durante uma entrega e confirmação são sempre bem vindos. Da mesma forma, ser transparente e proativo no caso de ocorrências na entrega também promove uma visão mais positiva da loja – é melhor avisar o cliente de que há um problema do que deixá-lo descobrir por si.

Fonte: Blog do Intelipost

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