
Com o poder de escolha nas mãos dos consumidores, a qualidade na entrega de produtos deixou de ser apenas uma obrigação legal e tornou-se um objetivo fundamental das empresas na busca por fidelizar consumidores. Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual — como dizia o velho Kotler.
Clientes fiéis aceitam pagar mais caro pela segurança de que receberão exatamente o que pediram. Por isso, os empresários mais inteligentes tratam a logística de suas companhias como um dos pilares responsáveis pela fidelização de seus consumidores.
Quer diminuir os erros de entrega de sua empresa e afixar de vez a sua marca no coração de seus clientes? Veja estas 05 estratégias para manter as entregas em dia!
01- Cumpra o que prometeu
Antes de informar ao cliente o prazo máximo em que a entrega será realizada, tenha certeza de que este limite é viável. Não faça promessas irreais apenas para assegurar uma venda. É melhor combinar um período maior e surpreender o consumidor ao receber a mercadoria bem antes, do que informar um tempo impossível de ser concluído, gerando atraso e desconforto ao consumidor.
02- Entrega agendada
Nos dias atuais, as pessoas não têm tempo para ficarem em casa esperando por uma entrega. Por isso, uma modalidade adotada por varejistas é a entrega agendada.
Combine com o consumidor uma data e, se possível, um horário em que a entrega será realizada. Se for viável para sua empresa realizar este tipo de entrega, sua companhia sairá na frente de muitas outras na arte de fidelizar clientes.
03- Na dúvida, deixe com quem conhece do assunto
Se você quer diminuir as preocupações em relação à qualidade da entrega, utilize a principal empresa de logística do Brasil — os Correios. As maiores vantagens são a capilaridade de atuação em todos os confins nacional, a popularidade e confiança por parte da maioria dos brasileiros.
Consulte o site dos correios e conheça as mais diversas modalidades de entrega que eles oferecem. Mas atente-se para os critérios de entrega deste serviço. Um deles é que a mercadoria não pese mais que 30 kgs.
04- Adapte a entrega à realidade de cada região
Se a atuação de sua empresa é predominantemente local (em um bairro ou cidade) utilize meios rápidos e eficientes como motoboys, bicicletas ou office boys. Além do custo reduzido, você ganhará agilidade, devido ao trânsito caótico das grandes cidades, reforçará o senso de proximidade e exclusividade com o cliente.
05- Logística reversa
Muito comum no ambiente virtual, em virtude das leis que regem o e-commerce, a logística de devolução também contribui para fidelizar clientes. É a forma como o consumidor devolve a mercadoria que está em desacordo com o que foi comprado.
Empresas do ramo da moda realizam este procedimento sem cobrar nada. Com excelente prazo de devolução (geralmente 30 dias).
Mas tenha o cuidado de informar claramente ao cliente as condições em que a devolução do produto será aceita (prazos e situações). Faça todos os cálculos e estudos para certificar se este procedimento realmente é necessário e viável.
Pontos de vista e concorrência
Crie processos operacionais e de atendimento eficientes para garantir a tranquilidade do consumidor até o envio do produto correto. Antes de criá-los, leve em consideração dois fatores importantes: o ponto de vista do consumidor e o que seus concorrentes fazem em relação à logística.
Fonte: Blog Universo Market Place