Ter uma margem de lucro correta nos produtos é muito importante para que qualquer negócio possa dar certo. É esse número que fará a empresa trabalhar com os ganhos necessários para funcionar e crescer. É essa margem também que, se não for corretamente trabalhada e, ao longo do tempo, aumentar, será a responsável por não trazer os rendimentos devidos para o negócio.

O tempo faz com que o custo de manutenção de funcionários, compra de produtos e impostos apenas aumentem. Também surgem alguns problemas ou mesmo ideias de investimentos. Em todos esses casos, a margem de lucro precisa acompanhar o crescimento dos gastos nessas áreas. Mas é preciso se atentar a alguns pontos para que esse aumento seja sustentável e não seja sentido de cara pelos consumidores, o que pode afugentá-los. E no empreendedorismo sabemos que perder clientes é péssimo.

Por isso, confira 3 dicas de como aumentar a margem de lucro do seu negócio.

Reduza custos

Ao reduzir os custos da empresa – seja em despesas fixas, como na conta de luz ou água, ou em despesas variáveis, como na aquisição de equipamento –, é possível gastar menos do que se imagina e, assim, economizar.

É possível usar alternativas para economizar o consumo de luz, de água, ou de telefone, desde que essas mudanças não prejudiquem o funcionamento do negócio. Dá também para negociar com fornecedores e obter descontos na aquisição de bens para a empresa, por exemplo. Toda economia é bem-vinda e, quanto mais duradoura, maior.

Revise toda a parte operacional e identifique quais práticas podem ser tomadas para economizar. Sempre é possível encontrar algo que, se feito de outra forma, traz menos gastos. Esse é um procedimento feito para aumentar a margem de lucro que não impacta o preço, o que significa não aumentar o valor dos produtos – algo muito bom para o cliente.

Promova o que rende mais

Nem sempre promover os produtos mais baratos trará um bom retorno financeiro, já que eles podem não ser vendidos na quantidade necessária para trazer um aumento considerável na margem de lucro.

Em vez disso, é possível promover a venda dos produtos que, mesmo não sendo os mais vendidos, trazem um retorno financeiro maior do que os mais baratos. Esse produto não precisa necessariamente ser o que mais vende, mas a venda dele traz um retorno financeiro maior do que dos outros, o que faz a margem de lucro aumentar.

Tenha um diferencial

Identifique o quê, de fato, diferencia o seu negócio dos concorrentes e invista nessa área. Descobrindo isso você tem uma boa chance de oferecer um produto ou serviço mais elaborado. Este serviço demandará um preço maior e, assim, vai gerar uma maior margem de lucro.

Veja de que forma os clientes estão dispostos a pagar mais e pelo quê. Se isso for algo exclusivamente oferecido pela sua empresa, é uma boa oportunidade de se diferenciar no mercado e, ainda por cima, faturar mais. Lembre-se de que isso deve ser de fato algo exclusivo e de boa qualidade. Assim o cliente terá a sensação de que, apesar de pagar mais do que o preço médio, está recebendo algo acima da média também.

Autor:   QuickBook

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