fbpx

A implantação de um ERP (Enterprise Resource Planning), em uma pequena empresa, geram muitos desafios, mudanças em processos e cultura dos funcionários. A forma com que a empresa conduz a escolha e a implantação do pacote ERP é crucial para obtenção dos resultados esperados.

Outros pontos essenciais para o sucesso do projeto são o envolvimento dos usuários conhecedores do negócio e que todas as necessidades estejam mapeadas, em reportagem a revista Info, o diretor administrativo Paulo Nassar disse, ….é preciso ter pessoas que decidam, que conheçam muito bem o negócio e que tenham todos os processos devidamente mapeados.

Conforme Alguns Consultores, os problemas se referem à escala de reengenharia de processos, às tarefas de customização durante a implantação, à inexperiência da equipe de suporte, à implantação longa, ao alto custo relacionado a consultoria e treinamento, à complexidade na customização e aos benefícios que nem sempre se concretizam.

Dessa forma, com planejamento, mapeamento das necessidades, análise de custos x benefícios e comparação das necessidades da empresa com as funcionalidades padrão do sistema, é possível definir uma estratégia e minimizar o impacto da adoção do ERP e adaptação dos usuários ao novo ambiente, Consultores e profissionais que atuam na área, ressaltam esta etapa como a mais crítica, destacando a importância de checar: funcionalidades e adequação do sistema as particularidades da empresa.

Ao decidir por um sistema de ERP, a empresa tem que se conscientizar na necessidade de rever alguns processos, pois o sistema exige processos bem definidos e seguindo uma lógica. Técnicos e implantadores afirmam que o redesenho de processos e as mudanças organizacionais são essenciais para alcançar os objetivos. A empresa deve abandonar a estruturas organizacionais hierarquizadas e se basear em estruturas ancoradas em processos.

Alguns fatores importantes na implantação são:

  • Experiência dos usuários com sistemas e conhecimento prévio sobre as discrepâncias entre o sistema e a empresa;
  • Comprometimento da alta direção;
  • Envolvimento das áreas usuárias e de tecnologia;
  • Treinamento para os usuários finais.

É um processo de mudança organizacional envolvendo mudança nas responsabilidades e tarefas das pessoas e nas relações entre os departamentos.

A partir das reflexões acima, as pequenas empresas necessitam de planejamento, levantamento das necessidades, verificação das funcionalidades do novo sistema, pessoal treinado, equipe de suporte alinhada com o projeto, envolvimento dos usuários e principalmente, definição clara dos objetivos e resultados que a empresa pretende alcançar com a adoção do sistema de ERP.

A Lógica sistemas de informação tem disponível no mercado de ERP, as soluções; Fabril System, software destinado ao setor Metal Mecânico e o Forwood, software específico para o ramo moveleiro e de grande aceitação a nível nacional.

Autor:   Fernando Henrique Wolff
Fonte:   MKT- Lógica