Lógica Softwares para Indústrias
Pesquisa

30 Anos

Referência em softwares
para indústrias

Feimec 2018 Fabril System ERP Forwood ERP

Gestão de Compras – Entenda Porque Ela é Essencial às Empresas!

27 de fevereiro de 2018.

Trabalhar com o conceito de gestão de compras dentro da empresa é fundamental para otimizar a produção, os custos e lucros do negócio. Entender como funciona o mecanismo de seleção e pesquisa de matérias-primas, atentando para a relação de custo/benefício, impacta nos bons resultados empresariais. Portanto, o planejamento assertivo das compras de um negócio é um dos fatores que a torna mais forte no mercado e sustentável.

Neste sentido, o gestor de compras tem uma função de grande responsabilidade dentro de toda empresa que deseja crescer e prosperar. Por isso mesmo, neste artigo vou mostrar com mais clareza o papel deste profissional e como ele é essencial na gestão de aquisições. Continue lendo e saiba mais!

O Conceito de Gestão de Compras na Prática

O trabalho definido como gestão de compras conceito consiste em ajudar no planejamento financeiro da empresa e, para isso, realizar pesquisa para a compra de insumos necessários para o desenvolvimento da atividade empresarial, observando as melhores datas de entrega e as melhores condições de pagamento. Podemos comparar com a compra de um bem de valor agregado que adquirimos para nossas casas por meio da comparação de preços e fornecedores.

Se, por exemplo, uma pessoa está precisando de uma nova geladeira, o mais natural é que ela realize uma pesquisa completa dos melhores modelos do mercado, levando em consideração as diferenças de preços, condições de pagamento e entrega. É necessário observar se o modelo que é tido como o melhor do mercado conta com condições de pagamento que cabem no orçamento e se a loja oferece entrega.

Em alguns casos, comprar um modelo um tanto inferior ao melhor pode ser mais benéfico, pois, talvez, não seja necessária toda a eficácia do modelo número 1. Porém, só se chega a essa percepção depois de fazer uma análise da situação, ou seja, de pesquisar. A gestão de compras se trata exatamente de saber analisar e casar as necessidades de compra com o melhor custo-benefício para a organização.

A Importância da Gestão de Compras

A relevância do desenvolvimento da gestão de compras se dá no fato de ser uma atividade que impacta diretamente no lucro da empresa. Algumas organizações investem entre 50 e 80% de suas receitas em compras. Um valor muito significativo para ser investido sem a devida atenção. Contratar um gestor de compras especializado nessa função é uma forma de evitar gastos desnecessários.

A implantação de um gerenciamento de compras eficaz faz com que a empresa otimize os seus resultados em curto, médio e longo prazo. Ter visão estratégica é essencial para construir um padrão de compras assertivo e que realmente ofereça mais vantagens para o negócio. Se não existe esse trabalho de gestão de compras, a companhia pode perder muito dinheiro, fazendo investimentos ruins.

Em resumo, conhecer a gestão de compras, conceito e aplicação, é muito importante para fazer uma boa administração do empreendimento e para que o negócio tenha mais saúde financeira. Fazer uma análise de como está esse setor é uma boa maneira de começar a desenvolvê-lo e encontrar um bom profissional para exercer essa função dentro da sua empresa. Pense nisso e otimize seus recursos.




Fonte:   José Roberto Marques - Blog

Voltar Ir ao Topo

Telefone