Hoje, cai praticamente por terra qualquer afirmação do tipo: "Somente empresas de grande porte podem aplicar o BI." Será que precisamos esperar que nossa empresa seja grande para que aí sim definamos nosso planejamento estratégico e iniciar um projeto de BI ? A devida importância do planejamento estratégico pode trazer benefícios às conhecidas pequenas e médias empresas, cujos processos de início geralmente são incompletos, irregulares, e pouco sofisticados.
As empresas que conseguem superar as dificuldades iniciais de solidificação no mercado e começar uma gestão voltada a informações, serão capazes de ofertar com rapidez e eficácia serviços e produtos para sua gama de clientes.
Para que a tecnologia de BI surta efeito desejado em uma pequena ou média empresa, a informação precisa estar:
•Disponível para as pessoas certas;
•No formato esperado;
•No momento correto;
•Local desejado.
Antes de "colocar a mão na massa", é necessário começar uma mudança na maneira de armazenar e trabalhar com as informações. É preciso também utilizar sistemas de informação e bancos de dados estruturados, onde é possível obter respostas rápidas e mais confiáveis de uma determinada pesquisa além ter histórico de tudo que acontece.
Após a mudança dos conceitos sobre as informações, é necessário possuir um sistema que faça o Gerenciamento de Banco de Dados. Hoje é possível encontrar uma série de boas ferramentas que possuem uma característica muito importante para as empresas que buscam satisfação de resultados com custos aaccessível, a Lógica disponibiliza ao mercado os Sistemas de Gestão Fabril System, para o segmento Metal Mecânico e Forwood, específico para o setor Moveleiro.
Atualmente existem uma oferta grande de sistemas que atendem perfeitamente processos internos de uma pequena e média empresa, como fluxos de caixa, financeiro, estoque, etc. Porém, é importante considerar alguns pontos:
•Cuidado para que os dados estejam disponíveis para as esferas corretas dentro da empresa;
•Importante escolher de forma consciente e responsável o sistema para que assim possa-se evitar eventuais problemas de incompatibilidade com os equipamentos de informática e com os outros softwares que foram (ou irão) ser implantados;
•Dê preferência aos sistemas integrados, deixando de lado a "colcha de retalhos";
•Caso não tenha conhecimento e competência para escolher um sistema levando em consideração os pontos acima, não hesite em contratar um profissional na área de consultoria qualificado para resolver as eventuais dúvidas.
Além das dicas acima, é importante o empresário estar ciente de que os sistemas e suas tecnologias NÃO SÃO CUSTOS E MUITO MENOS DESPESAS. Elas, trabalhadas de forma correta, são aliadas (investimento) no dia-a-dia organizacional da empresa.
Lembrando que somente com a informação íntegra e confiável é possível criar estratégias que atendam melhor seus clientes e colocar a empresa em um patamar de competitividade mais lucrativo.
Lógica Sistemas de Informação
Av. Konrad Adenauer, 1543 - Centro
CEP 98280-000 - Panambi - RS
E-mail: marketing@logicainfo.com.br
© 2010 Lógica Sistemas de Informação
produzido pela netface