Lógica Softwares para Indústrias
Pesquisa

30 Anos

Referência em softwares
para indústrias

Confiança da indústria cresce, revela pesquisa da FGV

08 de julho de 2016.

Indústria de Transformação
Indústria de Transformação

A Sondagem da Indústria da Transformação, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, revela que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 4,2 pontos em junho, alcançando 83,4 pontos – considerado o maior nível desde fevereiro de 2015. O bom resultado contempla 14 dos 19 principais segmentos da pesquisa e foi determinado principalmente pela melhora das expectativas, mostrando uma tendência de recuperação da confiança industrial. O superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr., afirma que o retorno da confiança aos níveis médios históricos dependerá, de agora em diante, de uma efetiva recuperação da demanda interna e da redução das incertezas originadas no ambiente político.

Segundo a sondagem, o Índice de Expectativas (IE) chegou a 85,7 pontos em junho, ficando 7,5 pontos acima do mês anterior – a segunda maior alta registrada, perdendo apenas para a variação mensal de janeiro de 2002 (7,6 pontos). A maior influência para a alta do IE foi dada pelo indicador que capta as perspectivas para a produção nos três meses seguintes. Após o terceiro aumento consecutivo, o indicador atinge 93,9 pontos, o maior patamar desde abril de 2014 (96,1 pontos), mostra o estudo.

Entre maio e junho, o percentual de empresas que pretendem reduzir a produção nos meses seguintes caiu de 28,7% para 16% do total, enquanto a parcela de empresas que espera aumentar a produção passou de 23,4% para 24,2%.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) mostrou-se estável este mês, em 73,9%, 0,1 ponto percentual acima do observado em maio. Em bases trimestrais, este é o primeiro avanço do NUCI desde o terceiro trimestre de 2013: a média do indicador no segundo trimestre, de 74%, ficou 0,2 p.p. acima da média do trimestre anterior (73,8%).




Autor:   MKT - Lógica
Fonte:   Blog - NEI - Eliane Pereira

Voltar Ir ao Topo

Telefone