Lógica Softwares para Indústrias
Pesquisa

30 Anos

Referência em softwares
para indústrias

Conferência Brasileira de PostgreSQL

23 de novembro de 2015.

Conferência Brasileira de PostgreSQL
Conferência Brasileira de PostgreSQL

A conferência PGBR caracteriza-se por oferecer aos participantes uma vasta programação, que inclui palestras de alto nível técnico, ministradas por palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente. Atividades especiais como tutoriais, Hacker Talks (discussões técnicas destinadas a fomentar o desenvolvimento do PostgreSQL), Lightning Talks (seção de apresentações curtas, de no máximo cinco minutos), e painéis acadêmicos.

Histórico
Já foram realizadas cinco edições do PGBR, nos anos de 2007, 2008, 2009, 2011 e 2013. As primeiras edições do evento foram realizadas nas cidades de São Paulo (2007 e 2011), Campinas (2008 e 2009) e São Paulo (2011). Mais de 200 profissionais da área de Tecnologia da Informação participaram do último PGBR, realizado em 2013 em Porto Velho.

Em 2015 temas de relevância foram abordados no PGBR, dentre eles casos de sucesso em empresas públicas e privadas, as novidades da versão 9.5, técnicas avançadas de monitoramento, performance e tunning, alta disponibilidade, e outros.

2015
Realizada em Porto Alegre/RS a edição 2015 da Conferência Brasileira de PostgreSQL, denominada PGBR, o evento aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro.
Esta é a sexta edição do principal evento organizado pela Comunidade Brasileira de PostgreSQL e este ano a Lógica esteve presente ministrando palestra.

O evento que reuniu desenvolvedores, usuários e pesquisadores da tecnologia de banco de dados livre e de código aberto PostgreSQL, contou ainda com uma programação de várias atividades como tutoriais, Hacker Talks (discussões técnicas destinadas a fomentar o desenvolvimento do PostgreSQL), Lightning Talks (seção de apresentações curtas, de no máximo cinco minutos), painéis acadêmicos e palestras de alto nível técnico, ministradas por palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Entre os palestrantes, Diogo Luis Von Grafen Rubert da Lógica Soluções para Gestão Industrial, ministrou a palestra "O uso de funções de similaridade e distância entre strings adaptadas ao português brasileiro". O foco principal da palestra foi a recuperação de informações usando funções alternativas, visto que as buscas que utilizam operadores relacionais são limitadas quando ocorrem erros de digitação ou quando a base de dados está inconsistente. Para suprir esta deficiência, alguns sistemas possuem funções que permitem fazer buscas baseadas na similaridade das strings, por exemplo, as buscas baseadas em algoritmos fonéticos como o Soundex e o Metaphone.

Pais informações da Conferência Brasileira de PostgreSQL, acesse: www.pgbr.postgresql.org.br

Diogo Luis Von Grafen Rubert da Lógica Soluções para Gestão Industrial




Autor:   MKT - Lógica

Voltar Ir ao Topo

Telefone